quinta-feira, 22 de setembro de 2016

De fã para fã!


A nossa página no Facebook chegou, na madrugada de hoje, ao número de mil curtidas. Uma meta alcançada mais cedo do que imaginávamos! Agradecemos a todos vocês, de coração, por fazer da HPCE o que ela é. É claro que não vamos parar por aqui. É apenas o começo. Vem aí a Maratona no Cine São Luiz, a continuação da Copa das Casas, que já é um sucesso... e muito mais!

MUITO OBRIGADO!

sábado, 3 de setembro de 2016

Entrevista com fã #1 - Ellie

Nosso blog traz, como sua primeira convidada, uma fã mais que especial. Seguidora assídua das mídias sociais da HPCE e presença mais que constante nas conversas do nosso grupo no Whatsapp, a Paulista Ellie foi toda simpatia desde sua chegada. Com a lingua sempre afiada, não perde uma chance de cutucar os companheiros de grupo e adora provocar uma guerrinha entre Sonserinos e Grifinórios.

Mas que tipo de fã se esconde atrás dessas alfinetadas? Nossa equipe descobriu que Harry Potter conseguiu tocá-la de uma maneira tão bonita quanto um fã pode imaginar.

HPCE: Que idade vc tem hoje e desde quando é fã de Harry Potter?
Ellie: Tenho 17 anos, sou fã de HP desde os 9, quando na quarta série, minha professora de matemática chegou com Harry Potter e a Pedra Filosofal na sala e disse que emprestaria para quem quisesse. Fui a primeira da sala a ler e me apaixonei . Foi o primeiro livro tirando os infantis q li                        
HPCE: E o primeiro contato com os filmes, como foi?                        
Ellie: Depois de ler o livro - em uns dois dias, acho - eu fui à locadora perto da minha casa e aluguei o primeiro filme. Várias coisas e pessoas eram mais ou menos como imaginei. (Pausa para uma carinha de paixão). Gente, locadora, to me sentido do século passado...
HPCE: Com o passar dos anos, a gente vai se identificando mais com alguns personagens. Quem foi sua "alma gêmea" na série?
Ellie: No começo eu me via muito na Hermione, a cdf, intragável sabe-tudo, certinha e etc. Mas, conforme o tempo foi passando, Mione mostrou ter uma "mente fechada" e isso é uma coisa que realmente nos torna distintas. Aí chegou a Luna... (Mais uma carinha de amor) eu me identifico totalmente com ela. Então seria uma mistura entre Luna e Mione. Eu me identifico com elas. Mas se tiver que ser apenas um personagem, considere a Luna. Por ser diferente, sonhadora, por acreditar em coisas que não se pode provar, pela sua leveza e por não dar a mínima para a opinião dos outros.
HPCE: A Luna, passou a ser sua queridinha, roubando o lugar da Hermione. Há algum tipo de frustração com as aparições dela nos livros e nos filmes? Tem muito fã que acha que ela merecia mais destaque...                        
Ellie: Primeiro acho q ela deveria estar presente em todos os livros, pela leveza que traz às cenas,ela é um pontinho de luz em um céu escuro. Já que isso não foi possível, eu esperava muito mais destaque. Tanto com ela como para com outras personagens femininas, como Ginny e Cho, que tem papéis importantes na história. Isso a JK ficou me devendo.
HPCE: E se vc pudesse encontrar com a Luna, quais seriam as palavras que diria?                        
Ellie: Você me fez gostar de mim do jeitinho que sou , você me mostrou que ser diferente é muito especial, obrigada DiLua. Acho que isso.
HPCE: Isso foi bonitinho.
Ellie: Porque seria estranho se eu chegasse nela e falasse "querida eu te amo muito sabia disso?" (risos).
HPCE: Quem mais te trouxe uma lição pessoal, além dela?
Ellie: Tem vários. Posso destacar o Sirius, por me ensinar melhor que todos o significado da palavra lealdade. Neville... Por ter me mostrado que sim, somos capazes de nos superar... Sim, nós podemos fazer coisas que achávamos que não conseguiríamos. (Uma pausa) E o próprio Harry, claro. Ele poderia ter sido grande se optasse pelas trevas, ele tinha essa capacidade, mas ele tinha o poder da escolha e optou por não, uma das mais belas frases do Alvo saiu disso.
HPCE: O que você usaria como principal argumento para aconselhar as pessoas a ler HP?                        
Ellie: Poxa.. Essa é bem difícil, porque convencer trouxas é osso...                        
Uns minutos de silêncio seguem, até que vem a resposta.
Ellie: Você entrará num mundo cheio de magia, você aprenderá lições que levará para sempre contigo, você vai se encantar, rir, se constranger, chorar, e principalmente vai querer estudar em Hogwarts. Só pensei nisso... É realmente difícil convencer trouxas... (risos)
HPCE: E o que mais te fez chorar na saga?
Ellie: Eita. (Pausa) A morte do Severo acaba comigo, as memórias dele. Mas também as partes que o Harry chora ou quer chorar. (Outra pausa) A cena do cemitério em cálice de fogo. Deu para perceber que eu desidrato.
HPCE: Quando você está sozinha e devaneia, o que vc se imagina fazendo? Um feitiço especial, aprontando algo escondida em Hogwarts, namorando algum personagem, simplesmente ficando rica com poderes mágicos...?
Ellie: Tudo isso (risos). Mas, principalmente, me imagino muito no salão principal, comendo, conversando, rindo com meus amigos, olhando o "céu", observando também o Alvo e os professores... Enfim.
HPCE: Se pudesse usar a capa da invisibilidade uma única vez, com que fim usaria?
Ellie: No mundo mágico?
HPCE: Na vida real.
Ellie: Ok. Complicada (risos).                        
HPCE: Só tende a complicar mais (risos).                        
Ellie: Para ir a um lugar de floresta e mar e poder ficar lá uma noite sozinha, sem ser incomodada, fingindo que não existo...  Sei lá... essa é difícil!
HPCE: Considere que ir à floresta ou ao mar é algo que vc pode fazer sem a capa. Ela te daria oportunidade de fazer algo realmente escondida... Mesmo no meio de um monte de gente.                        
Ellie: Então eu daria uma de Harry com o Draco e aprontaria todas com as pessoas que não gosto (risos)
HPCE: A pedra. Gostaria de usar pra rever alguém que já partiu?                        
Ellie: Sim, meu irmão que morreu antes do meu nascimento...                         
HPCE: Sinto muito...                        
Ellie: Obrigada
HPCE: E se a varinha das varinhas viesse parar na sua mão, pra que gostaria de usá-la?                        
Ellie: Para ferir gente má,  gente que maltrata crianças, animais, pessoas. Eu usaria para isso, sei que vingança não leva a nada, mas impunidade também não.                        
HPCE: Bate-bola, jogo rápido! Livro preferido?                        
Ellie: Pedra Filosofal.
HPCE: Filme?
Ellie: Prisioneiro de Azkaban.                         
HPCE: Ator preferido na saga.
Ellie: Alan (Rickman, o Snape).
HPCE: Atriz.                        
Ellie: Pqp, essa foi difícil... Emma Watson.
HPCE: Personagem masculina.
Ellie: Snape                        
HPCE: Feminina...     
Ellie: Luna! Claro...                        
HPCE:  Sua casa?                        
Ellie: Corvinal.
HPCE: A morte que mais doeu foi...                 
Ellie: A do Snape. Essa também foi difícil, tem o Fred... Lupin...                        
HPCE: Sua frase preferida na série.                    
Ellie: "Não são nossas capacidades (ou qualidades, depende da tradução) que definem quem somos, são nossas escolhas" de Alvo Dumbledore.
HPCE: Uma cena que faltou nos filmes.                
Ellie: A cena da Mione resolvendo o desafio do Snape no primeiro filme.                        
HPCE: Penultima pergunta: qual a expectativa pra Animais Fantásticos?                        
Ellie: Muito grande a expectativa. Quero ver esse Lufano arrasando!
HPCE: Pra encerrar, imagine que a JK Rowling vá ler isso. O que você quer que ela saiba?                        
Ellie: Que ela mudou minha vida para melhor, que graças a ela estou bem e também que ela proporcionou-me momentos inesquecíveis que levarei comigo para sempre, ela trouxe magia para minha vida, nunca a agradeceria o suficiente, e que amo muito essa guerreira, ela é uma inspiração para mim.                        
HPCE: Obrigado pela entrevista. Adoramos.
Ellie: Obrigada a vocês. Eu adorei. Uma honra mesmo.

Esperamos que, assim como nós, você também tenha adorado a Ellie! Não esqueça de curtir nossas redes sociais e ficar ligado nas novidades que vem por aí!


quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O Embarque na Plataforma 9¾

Eles nunca vão saber o que o dia primeiro de setembro significa pra gente. Eles não viveram tudo aquilo que a gente viveu. Não sabem o sabor de estar em uma fila de cinema desde a metade da manhã, esperando por um filme que só vai começar à meia noite.

Não, meus amigos. Eles nunca estiveram lá. Eles podem até zombar das nossas manias, de vez em quando. Dizer que nos vestimos de maneira esquisita, que temos costumes… impróprios.
Mas é exatamente no dia primeiro de setembro que tudo vem à tona. E sempre virá. Foi assim ano passado e no anterior. Está sendo assim esse ano e será nos próximos. Você sabe que dia é hoje, não sabe?

Foto tirada pela nossa equipe na Plataforma 9¾ em Orlando.


Claro que sabe. Assim como eu, você esteve lá. Você também embarcou naquele trem, em 1991, naquele vagão com o ruivinho e o menino de óculos com a cicatriz na testa. Juntos nós partimos pra uma viagem da qual nunca mais voltamos por completo.

A nossa vida seguiu em frente depois de tudo aquilo que nós vivemos juntos. Cada um seguiu seu caminho. Mas a gente pode voltar lá sempre que quiser. Basta abrir um daqueles livros e ir passando as páginas. Sem precisar ler, só passando. Assim como eu, você é capaz de ouvir o apito da locomotiva, sentir o calor da plataforma apinhada de gente correndo com seus malões e animais esquisitos.

Todo dia é dia primeiro de setembro pra quem esteve lá. Você só precisa fechar os olhos e vai estar do lado do menino da cicatriz outra vez. Seja pra ajudar a proteger a pedra, seja pra descobrir quem abriu a camara, seja pra procurar e destruir as horcruxes… Ou seja apenas pra caminhar à beira do lago negro. Você pode voltar sempre que quiser, pois sabe que Hogwarts sempre estará lá para aqueles que quiserem visitá-la.

Que este dia possa trazer a você toda a emoção que cada embarque na Plataforma 9 ¾ nos trouxe. Feliz primeiro de setembro!